domingo, 19 de janeiro de 2014

Educação high tech

Educação é basicamente um processo de exploração, de descoberta, de observação e de construção de uma visão do conhecimento a partir destas ações.
O uso de Realidade Virtual aplicada à educação ainda está no início de sua caminhada. Parece existir um consenso de que a Realidade Virtual pode ajudar no processo de ensino. Entretanto, atualmente as pesquisas estão indo na direção de avaliar como isto pode ser feito e ainda de como avaliar se a Realidade Virtual de fato é útil para o processo, quais seus custos, suas implicações e possíveis desvantagens.


Ferramenta de Motivação


A Realidade Virtual nos permite aprender visitando lugares onde jamais estaremos na vida real, talvez porque o lugar seja muito pequeno para ser visto ou muito grande para ser examinado como um todo, ou muito caro ou muito distante. A Realidade Virtual permite que movamos coisas que são muito pesadas, muito leves ou muito caras e perigosas para mover.


Uma das primeiras escolas a explorar o uso de Realidade Virtual para auxiliar no processo de ensino foi a Shepherd School, em Nottingham, Inglaterra. Esta escola é a maior da Inglaterra que trata com crianças que possuem grandes dificuldades de aprendizagem. Na 1ª fase do projeto os professores aprenderam sobre nova tecnologia com pesquisadores da Universidade de Nottinghan. Posteriormente estes professores desenvolveram várias simulações baseadas em símbolos e sistemas de sinais. Os símbolos (desenhos em papel) e o sistema de sinais eram usados pela escola para auxiliar os estudantes no aprendizado das bases do vocabulário pela associação de símbolos e sinais das mãos a objetos reais. Depois da "virtualização" dos símbolos os estudantes passam a poder interagir com uma simulação 3D ao invés de desenhos 2D destes símbolos. Isto trouxe uma maior retenção do conhecimento por parte dos alunos.



Laboratórios Virtuais de Física



A física é, sem dúvida alguma, uma das áreas que mais se presta ao aprendizado por experimentação e observação de fenômenos.

O Virtual Environment Technology Laboratory, formado por um consórcio da NASA, da Universidade de Houston e da Universidade George Mason , está desenvolvendo o SpaceScience, uma espécie de "Laboratório Virtual de Física", no qual a idéia é testar se a Realidade Virtual realmente pode ser usada no ensino de física. 
 A avaliação do projeto está sendo realizada pelo Departamento de Psicologia da Universidade George Mason. 


Dos experimentos disponíveis hoje, destacam-se os testes com a alteração de parâmetros como a gravidade (sua magnitude e sua direção) em simuladores de queda livre de objetos, os testes com as propriedades de colisão (elástica e inelástica) entre 2 corpos, e o efeito de diversas forças sobre o movimento de um pêndulo. O usuário, vestido com um HMD e uma luva, pode, imerso na experiência, interagir com os objetos pegando-os e arrastando-os pelo espaço. O controle das propriedades das experiências é efeito através da interação com um painel virtual que pode ser "tocado" com a mão virtual bem como, movido para qualquer parte. Este painel possui além destes controles, um conjunto de ferramentas de medição para a análise da experiência e ainda controles para dirigir (parar, reiniciar) o andamento da experiência. Para facilitar as experimentações e a observação de seus resultados, o estudante pode navegar pelo laboratório virtual(através de um protocolo de gestos) e assim posicionar-se no local que achar mais adequado.

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