Ementa:
Evolução bio-cultural do ser humano: técnicas e tecnologias como dimensões da
humanidade. Metodologia, racionalidade e relativismo. Ciência, tecnologia e inovação como
fato social. Indivíduo, Estado e sociedade. Política científica e tecnológica. Valores e ética na
prática científica. Controvérsias científicas.
Docente:
Professora adjunta do Bacharelado de
Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Pós-Doutora pelo
Departamento de Sociologia do IFCH da Unicamp. Doutora em História pela
USP. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Anti-Semitismo
(Universidade Técnica de Berlim) em 2003-2004 quando desenvolveu
Doutorado em caráter sanduíche. Possui graduação (bacharelado e
licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (1995),
graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e
Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001).
Autora de diversos livros e artigos, entre eles, Nazismo Tropical? O
Partido Nazista no Brasil (Todas as Musas, 2012) e Caça às Suásticas – O
partido Nazista em São Paulo (Imprensa Oficial / Humanitas 2007).
Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino, História e
Filosofia da Ciência e da Matemática (UFABC) e colaboradora do Mestrado
em História, linha História Cultural, da Universidade Severino Sombra
(USS-RJ). É editora da revista Contemporâneos – Revista de Artes e
Humanidades e da Contemporartes – Revista de Difusão Cultural. Coordena o
grupo de pesquisa do CNPQ – Laboratório de Estudos e Pesquisas da
Contemporaneidade – LEPCON. Atua como colaboradora da Escola Livre de
Literatura ligada a Prefeitura de Santo André. Coordena o Programa de
Extensão / PROEXT/ MEC / 2011 – Memória dos Paladares. Coordena o Grupo
de Trabalho da Associação Nacional dos Pesquisadores de História, Núcleo
Regional de São Paulo, História dos Partidos e dos Movimentos de
Direita. Coordena os projetos Batuclagem nas Escolas , Café com PP e
Neblina sobre trilhos na UFABC. Suas pesquisas enfocam os seguintes
temas: Traumas de guerra, Direita e Extrema-direita, Nazismo e
Antissemitismo, História e Contemporaneidade, Memória, Identidade e
Narrativa, Repressão e resistência Política, novas linguagens
historiográficas (Cinema X História, História X Fotografia, História X
Canção) e Estudos interdisciplinares de Artes e Humanidades.
A UFABC
No ano de 2004 o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 3962/2004 que previa a criação da Universidade Federal do ABC. Essa Lei foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2005, com o Nº 11.145 e datada de 26 de julho de 2005. O Projeto Acadêmico da UFABC procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico. O Projeto da Universidade ressalta a importância de uma formação integral, que inclui a visão histórica da nossa civilização e privilegia a capacidade de inserção social no sentido amplo. Além disso, o projeto tem como meta a criação de um ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento social, contribuindo para a busca de soluções para os problemas regionais e nacionais, a partir da cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa e instâncias do setor industrial e do poder executivo, legislativo e judiciário
Página : http://www.ufabc.edu.br/
Blog da disciplina
Quer saber mais? Acesse o blog da disciplina
http://ctsanadiet.blogspot.com.br/
A UFABC
No ano de 2004 o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 3962/2004 que previa a criação da Universidade Federal do ABC. Essa Lei foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2005, com o Nº 11.145 e datada de 26 de julho de 2005. O Projeto Acadêmico da UFABC procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico. O Projeto da Universidade ressalta a importância de uma formação integral, que inclui a visão histórica da nossa civilização e privilegia a capacidade de inserção social no sentido amplo. Além disso, o projeto tem como meta a criação de um ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento social, contribuindo para a busca de soluções para os problemas regionais e nacionais, a partir da cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa e instâncias do setor industrial e do poder executivo, legislativo e judiciário
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Bibliografia Básica:
BOBBIO, Norberto. (2000). Teoria Geral da política: a filosofia política e as lições dos
clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier.
BOURDIEU, Pierre (2002) Os usos da ciência. São Paulo: Ed. Unesp/INRA.
FLEINER-GERSTER, Thomas. (2006). Teoria geral do Estado. São Paulo: Martins Fontes.
HOCHMAN, Gilberto; ARRETCH, Marta e MARQUES, Eduardo (orgs.). (2007). Políticas
Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz.
KIM, Linsu & Richard NELSON (2005). Tecnologia, aprendizado e inovação – as experiências
das economias de industrialização recente. Campinas: Ed Unicamp.
LATOUR, Bruno (2001). Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros mundo afora.
São Paulo: Ed. Unesp.
MERTON, Robert (1973). Sociologia de la ciencia: investigaciones teoricas y empiricas.
Madrid: Alianza Ed., 1973.
STIGLITZ, Joseph E. (2002). Globalização e seus malefícios. Futura.
Livros:
- MOREL, Regina Lúcia de Moraes. Ciência e estado: a política científica no Brasil. São Paulo. Editora T. A. Queiroz, 1979.
- BAZZO, Walter Antonio. Introdução aos
estudos CTS (ciência, tecnologia e sociedade). Madri, Espanha.
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a
Cultura. 2003
- PADRÓS, Enrique Serra. Capitalismo,
prosperidade e Estado de bem-estar social. In: REIS FILHO, Daniel A. et
al. (orgs.). O século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
v. 2.
Vídeos:
A história das coisas.
Muito Além do Peso.
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